Dízimo

DÍZIMO: ATO DE AMOR A DEUS E GESTO CONCRETO DE PARTILHA E SOLIDARIEDADE COM O PRÓXIMO

          Dízimo é, realmente, um gesto concreto de partilha e amor ao próximo, nosso irmão, já que todos somos filhos do mesmo Pai, o Deus Criador de tudo e de todos.

          Juntamente com as dimensões Religiosa e Missionária, a Dimensão Social ou Solidária do Dízimo, por materializar concretamente o amor evangélico expresso na verdadeira caridade cristã é, também, a que melhor o caracteriza como expressão de partilha e, portanto, de formação do "Corpo de Cristo". Isto se dá ao desenvolver o verdadeiro "espírito comunitário" entre irmãos autênticos.

          A Dimensão Social do Dízimo não é menos importante que suas Dimensões Religiosa e Missionária . Isto significa, inclusive, que na destinação dos recursos financeiros arrecadados através do Dízimo e das Ofertas, não devem ser direcionadas apenas pequenas "sobras" às obras sociais comunitárias, mas parte substancial delas.

A DIMENSÃO SOCIAL DO DÍZIMO E A OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS
POBRES NA IGREJA CATÓLICA

         É através da Dimensão Social ou Solidária do Dízimo que a Igreja Católica pode encarnar a predileção de Deus pelos mais fracos e concretizar, assim, sua opção evangélica e em consequência, preferencial pelos pobres e marginalizados.

         Esta opção preferencial leva a ações fundamentadas no autêntico amor cristão e que visam a promoção humana dos pobres e carentes e não o simples assistencialismo que acaba por prejudicá-los ainda mais, na medida em que não atinge as causas que os marginalizaram.

          De fato, a promoção humana vai além do "dar". Procura conhecer as causas da pobreza daquela pessoa ou daquela família e, uma vez conhecida as causas, suas ações constituem-se em trabalho comunitário efetivo com o objetivo de suprimi-las.

A DIMENSÃO SOLIDÁRIA DO DÍZIMO E A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO COMUNITÁRIO

          A Dimensão Solidária ou Social do Dízimo é caracterizada pela vivência no dia-a-dia do autêntico amor fraterno que Cristo pregou e, sobretudo, praticou. Quando esta consciência é despertada entre os membros de um grupo de pessoas, os mesmos buscam viver em comunhão (comum + união), criando-se as condições para o surgimento de uma verdadeira comunidade e a formação do Corpo de Cristo.

         Portanto, é a formação e o desenvolvimento do "espírito comunitário" que levam às pessoas a interessarem-se umas pelas outras, inclusive, destinando uma parte significativa, dos recursos arrecadados através da contribuição dizimal comunitária à assistência e à promoção humana dos mais pobres e carentes de bens materiais, sejam eles da própria comunidade, ou mesmo de outras comunidades vizinhas.